segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Matéria da Caros Amigos sobre o 15-O


Manifestantes do 15.O-SP permanecem acampados, completando 10 dias de ocupação
Da Redação
Os integrantes do acampamento 15.O da cidade de São Paulo permanecem mobilizados no vale do Anhangabaú, completando 10 dias de ocupação desde o dia 15 de outubro. Moradores de ruas, estudantes, militantes, artistas, movimentos sociais e organizações sociais têm se agregado ao 15.O-SP no decorrer desses dias. Oficinas, debates políticos, atividades culturais e assembleias também fazem parte do cotidiano do acampamento, que tem como princípios a auto-organização e o auto-financiamento. Os ativistas se dividiram em comissões para organizar a estrutura da acampada que já conta com uma cozinha, um espaço de mídia e de leitura, além de uma preparação para uma coleta seletiva do lixo.
O 15.O-SP teve início com a manifestação mundial contra o sistema capitalista que ocorreu em mais de 900 cidades em 82 países. A convocatória para a mobilização foi feita pela população espanhola que ocupa as praças do país nos últimos meses reivindicando democracia participativa. Os protestos têm caráter anti-capitalista e questiona o modelo da democracia representativa. Em São Paulo, as pautas do movimento são diversas, como por um SUS público e de qualidade, tarifa zero para o transporte público, 10% do PIB para a educação pública, gratuita e de qualidade, legalização do aborto, pela aprovação do PLC 122 (projeto de lei que criminaliza a homofobia), entre outras.
Os acampados mantém ainda um blog com informações sobre a ocupação, agenda de atividades e depoimentos. O vídeo abaixo mostra o depoimento de Dona Cida, moradora de rua que declara estar acampada para mudar não só sua história, mas a de todo Brasil. Confira:

Outras informações sobre o 15.O:

Nenhum comentário:

Postar um comentário